Se a Ryanair lançou preços promocionais a partir de 19,99€/percurso, a CP emite um repto nos meios de comunicação social dizendo que tem preços a partir de 18,50€ com qualidade business (referente à campanha há muito divulgada neste blogue: Alfa pendular e intercidades com 40% de desconto).
A CP relembra ainda que: "liga Lisboa e Porto desde 1877. Enquanto inventavam novos meios de transporte, nós aperfeiçoávamos o nosso”. E recorda também que os comboios têm “serviço wi-fi, serviço de restauração e muitos espaço para estender as pernas. Sem perder tempo em “check-in”, controlos de segurança ou recolhas de bagagem”. O anúncio termina em tom de provocação. “O Alfa Pendular dá as boas-vindas à Ryanair”.J
A Ryanair foi ela própria protagonista no passado de campanhas de provocação da concorrência. Uma delas ocorreu em 2011 quando o sindicato do pessoal de voo da TAP tinha agendada uma greve de dez dias. Nessa altura a Ryanair enviou para o Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil 10 rosas, em representação dos 10 dias de greve dos tripulantes da TAP. Parece que chegou a hora de provar do próprio veneno. J
Fora as naturais "guerras" concorrenciais, a nós, utilizadores, interessa ter mais serviços, com melhor qualidade ao menor preço possível. "Viva a concorrência!
A Ryanair começa a voar de Lisboa para Faro a 1 de Abril (voos diários) e para o Porto a 2 de Abril (com um voo diário em cada sentido de segunda a sexta), mas não exclui aumentar a frequência se tal se justificar.
Agora chegou a sua hora de decidir. Avião ou comboio?
Boa viagem!