As partidas do Porto são às 8h15min e às 19h15min, sendo as partidas de Vigo respetivamente às 9h02min e 19h54min (horas locais).
A viagem dura agora 2h15min, existindo apenas algumas paragens técnicas ao longo do percurso, de poucos segundos, nomeadamente nas estações de Darque, Viana do Castelo, Caminha e Valença, para cruzamento de composições, mas sem permitir o embarque ou desembarque de passageiros. Esta situação tem sido alvo de inúmeras contestações por parte dos utentes, por isso, a CP vai passar a disponibilizar ligações ferroviárias adicionais para assegurar os serviços regionais da Linha do Minho até agora garantidos pelo comboio Porto - Vigo.
- Tarifas do Comboio Celta
Depois de totalmente concluída a modernização da linha (prevista pelos dois países para 2016) estima-se que a viagem se faça em apenas 90 min. Esperemos que seja uma promessa a ser cumprida!
Afinal de contas os fluxos de pessoas e mercadorias entre as duas regiões nunca foram tão fulcrais para o crescimento económico e estreitamento social de ambas as regiões, sendo sem dúvida a ferrovia um excelente complemento às vias aérea (quantos galegos não viajam a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro?) e rodoviária (agora mais dispendiosa e burocrática desde a introdução de pagamento de portagens na A28).
E você já experimentou o Comboio Celta? Ou a ligação ferroviária entre Porto e Vigo com duração de 3h? Qual a sua opinião?
Boa viagem!
Acho que os comentários valem mais que o vídeo!!!
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=xNUvN3D_ndw
Todos os comentários/sugestões/depoimentos/vídeos são válidos.
ResponderEliminarSão testemunhos que passamos de uns para os outros como se de uma prova de estafetas se tratasse.
Obrigada.
Votos de um excelente fds.
Beijinho amigo enorme,
CS
O que se fez de facto foi contribuir para o encerramento desta linha. O número de passageiros deste comboio desde a inauguração é inferior a 10 por comboio. Fazendo as paragens Porto-Famalicão(Braga)-Barcelos-Viana-Caminha-Cerveira-Valença-Guillarey(Orense)-Porriño-Vigo, tem 10 paragens, demora 2:30 e serve milhares de pessoas. Actualmente o comboio pára na maior parte destas estações, para fazer cruzamentos, só não permite o embarque/desembarque. Bastaria melhorar, racionalizar e rentabilizar o que já existe sem necessidade de ridículos cortes de fita.
ResponderEliminarMuito obrigada pelo seu depoimento.
EliminarSão os utilizadores habituais desta linha que melhor poderão falar dela.
Certamente, que a vossa opinião ativa contribuirá para o "afinamento" daquilo que não está a correr sobre carris nesta ligação.
Lamento, que a ligação ferroviária direta Porto - Vigo tenha tão poucos utilizadores diários, sobretudo, tendo sido o arranque em altura de veraneio.
Pensei que fosse um promotor da união entre as duas regiões e não de distanciamento, uma vez que, tal como diz, acaba por deixar de fora muitos dos utilizadores regulares da linha.
Para mim, o seu parecer é muito importante, e certamente que também o será para outros leitores do blogue, mas penso que se deve fazer ouvir junto da CP e das restantes autoridades que julgue ser conveniente, pois só assim, esta ligação justificará o "corte de fita".
Faço votos para que a vontade se converta em realidade, e que as pretensões dos utilizadores da linha sejam atendidas, no sentido de promoverem uma saudável relação entre Douro-Minho-Galiza, pois estas gentes merecem!
Cumprimentos,
CS
O Comboio Celta terá a partir de Junho/Julho novas automotoras que permitirão viagens mais rápidas e confortáveis para os seus utilizadores. Para além disso, passará a existir paragens obrigatórias em Nine (Braga), Barcelos e Viana do Castelo, deste modo concretizar-se-à a verdadeira ligação por ferrovia entre Douro - Minho - Galiza.
ResponderEliminarEspero que esta seja uma boa nova da Bagagem de mão sobretudo para os minhotos :)
Boa viagem,
CS
Ao contrário da informação escrita no comentário anterior o Comboio Celta terá paragens obrigatórias a partir de Julho em Nine, Viana do Castelo e Valença, ficando de fora Barcelos. No entanto, a Câmara de Barcelos aprovou hoje um voto de protesto pela não-inclusão de uma paragem naquele concelho do comboio que liga Porto a Vigo e vai agora "ponderar" a sua relação com o Eixo Atlântico.
ResponderEliminarBoas viagens,
CS