terça-feira, 6 de maio de 2014

Madrid: Roteiro de um dia

Madrid é daquelas capitais europeias em que as principais atracções turísticas são relativamente próximas umas das outras, por isso, é perfeitamente possível conhecer os hotsopts obrigatórios de Madrid em um só dia.

Provavelmente terá de deixar de fora os seus magníficos museus, a não ser que queira fazer uma visita fugaz a algum deles e sacrificar um almoço de tapas por uma sande de "jamon.

Madrid: Roteiro de um dia

Usualmente começo sempre a visita na zona alta da cidade para acabar na baixa, assim poupo as pernas e rentabilizo mais o tempo.

Vinda directamente do aeroporto de Barajas saio na estação de metro Atocha (atenção, não é Atocha Renfe) para visitar o Jardim Tropical desta estação de interface metro/comboio. A última vez que o revisitei assemelhava-se mais a um espaço selvagem do que tropical, mesmo assim considero que vale a visita.


Jardim Tropical de Atocha


Agora, o roteiro pode tomar 2 caminhos consoante os gostos, as oportunidades e o tempo disponível.

Madrid tem sem dúvida dos melhores e mais interessantes museus de pintura do Mundo. Para os amantes desta arte deixar de visitar pelo menos um deles seria uma enorme perda.
Recomendaria o Museu do Prado como primeira escolha, mas se o gosto recair mais pela arte contemporânea, aí a sugestão vai para o Museu Rainha SofiaConhecidos estes 2 ícones maiores da pintura madrilena/mundial há que fazer uma visita ao museu Thyssen Bornemisza que pode ser a melhor escolha se quiser conciliar a arte antiga com a contemporânea.







Se o tempo for escasso, assim como o gosto pela pintura, recomendo que se "salte" este capítulo e rume directamente ao Parque do Retiro. No Retiro não pode deixar de passar algum tempo no roseiral, fazer uma visita ao Palácio de Cristal e calcorrear o restante parque em direcção ao lago e à saída do parque junto à Porta de Alcalá.




A partir daqui existem várias possibilidades, talvez a mais óbvia seja seguir em direcção à Plaza de Cibeles e desta para a Gran Via, mas indicarei percursos opcionais (no fim do post).


Do Parque do Retiro tome a calle de Alcalá (ou opcional 1) em direcção à famosa Plaza de Cibeles e aí preste cuidada atenção à fonte de Cibeles, ao Palácio de Telecomunicações e ao Banco de Espanha.


Fonte de Cibeles 

Continue pela calle de Alcalá até ao cruzamento com a calle Gran Via onde se destacará o  edifício Metropolis.



Edifício Metropolis


Siga pela cosmoplita calle Gran Via até à Praça de Espanha. Esta última predominantemente marcada pelas suas torres envolventes e pelo não menos importante monumento a Cervantes, que está devidamente acompanhado de D.Quixote e Sancho Pança.






Daqui pode rumar aos Jardins Sabatini e ao Palácio Real ou subir um pouco a calle Ferraz para conhecer o Templo de Debod (templo egípcio com mais de 2000 anos que foi oferecido a Espanha no fim da década 60 do século passado e reconstruido na década de 70 pedra por pedra no parque da Montanha), no dia em que visitei o Templo de Debod dei-lhe pouca importância, talvez porque o dia estivesse cinzento, o que torna tudo menos atractivo ou porque desconhecia grande parte da história do local.



Templo de Debod


Os Jardins Sabatini e o Palácio Real merecem uma visita sem pressas, sobretudo este último.
Se a sua estadia em Madrid se prolongar por mais do que um dia aproveite para visitar o interior do Palácio Real. Será sem dúvida um dos momentos mais marcantes da sua passagem por Madrid, sobretudo se é aficionado pela grandiosa história das monarquia europeias, e em particular, da espanhola.




Palácio Real e Jardins Sabatini


Mesmo em frente ao Palácio Real tem a agradável Plaza de Oriente e o clássico edifício do Teatro Real (mais ao fundo) conhecido como sendo a casa da ópera de Madrid.
Ao lado do Palácio Real encontrará a também imperdível Catedral de Almudena cuja visita ao interior é obrigatória.


Catedral de Almudena - Interior


Agora é hora de tomar a calle Mayor no sentido da praça com o mesmo - Plaza Mayor. Antes de lá chegar não se esqueça de fazer uma pequena paragem no Mercado de San Miguel para "tapear",  saborear uma bebida retemperadora, ou simplesmente para contemplar o burburinho das gentes e o espectáculo multicolor das bancadas recheadas de produtos frescos e/ou regionais.
Depois de recuperadas as forças no Mercado de San Miguel rume em direcção à Plaza Mayor de Madrid desfrutando de toda a sua beleza arquitectónica conjuntamente com as múltiplas animações da praça. Aproveite para tirar uma foto junto ao "nosso ex-rei Filipe II", já que no centro da praça se encontra a estátua equestre de Filipe III de Espanha (II de Portugal), o grande obreiro da Plaza Mayor.






Caminhe agora para o ponto de partida de todas as ruas de Espanha, o Km zero, que se encontra junto ao edifico dos Correios em plena Porta do Sol e tire uma foto junto a um dos principais ícones da cidade, a escultura em bronze do urso e o seu medronheiro que representam o brasão da cidade.



Porta do Sol


Se ainda sobrar algum tempo dirija-se à Chocolataria de San Ginés para degustar uns churros tipicamente espanhóis, que não são tão doces como os nossos. Consistem nuns churros simples, finíssimos, que se mergulham num chocolate quente amargo. Talvez os mais gulosos não apreciem muito, mas é uma das iguarias mais tradicionais da cidade, sendo os mais conceituados os da Chocolataria de San Ginés (Morada: Pasadizo de San Ginés, n.º5).



Churros - Chocolataria San Ginés


O roteiro de um dia em Madrid pode ser dado como findado, ou alternativamente pode ser alargado noite a dentro, naquela que é conhecida como a capital de la movida.

Neste caso teremos que jantar num local comme il faut, sugiro:

  • Restaurante/Marisqueira Sirena Verde
Morada: Calle Gran Via, 62
No rés-do-chão pode tapear, enquanto que no primeiro andar funciona o restaurante propriamente dito onde o marisco é rei. Recomendo a paella.


Depois de jantados é hora de tomar uns copos na zona de  La Latina (calle Cava Baja e Alta e adjacentes, por aqui também se pode tapear).

Para finalizar a noite recomendaria a discoteca Kapital (são pelo menos 7 espaços diferentes e únicos, desde o disco sound à disco à "espanhuela", bar tradicional, lounge bar, karaoke, local para exibição de cinema ou peças de teatro. O bilhete é o mesmo e pode desfrutar do espaço com que mais se identifica, ou simplesmente ir saltando de espaço em espaço. Difícil será não amar este que é considerado um dos melhores lugares da noite de todo o Mundo.



Percursos opcionais:


Opcional 1:
Saindo do Parque do Retiro tome a calle de Serrano (uma das principais artérias comerciais de Madrid) até ao Jardim dos Descobrimentos. Atravesse este jardim em direcção ao Paseo de Recoletos, do outro lado da rua encontrará o Museu de Cera de Madrid. Agora, desça o Paseo de Recoletos em direcção à Plaza de Cibeles, neste percurso irá encontrar o edifício da Biblioteca Nacional de Espanha.


Opcional 2:
Tomar o Paseo del Prado passando pela frontal do Museu Thyssen Bornemisza, em direccção à fonte de Neptuno e depois à Bolsa de Madrid. Seguir pela a carrera de S. Jeronimo passando em frente ao Parlamento espanhol. Subir mais um pouco esta carrera e depois virar à direita para a calle de Cedaceros. Seguir em frente até ao cruzamento com a calle de Alcalá onde encontrará do outro lado da rua a Igreja das Calatravas. Caminhar novamente no sentido da fonte de Cibeles, mais propriamente em direcção ao cruzamento da calle de Alcalá com a Gran Via (edifício Metropolis) e prestar atenção ao edifício do Círculo de Belas Artes e ao edifício Metropolis (que se encontra do lado oposto do primeiro).


Boa viagem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário