terça-feira, 27 de maio de 2014

Roma: Aeroporto Ciampino ou Fiumicino

Itália é porventura um dos meus países preferidos e Roma uma das minhas capitais europeias de eleição.




Actualmente existem voos directos quer de Lisboa, quer do Porto para os dois aeroportos que servem a cidade: Ciampino (ou aeroporto Giovan Battista Pastine) e Leonardo da Vinci, este último mais conhecido por Fiumicino.




Quando uma cidade é provida por 2 ou mais aeroportos, para a maior parte dos viajantes por conta própria coloca-se sempre a questão: qual devo escolher e porquê?





Segundo a Bagagem de mão as principais razões para a escolha de um aeroporto em detrimento de outro são?
  • preço das tarifas dos voos
  • proximidade do centro da cidade

Quer num caso, quer em outro, o Aeroporto Ciampino é mais vantajoso do que o de Fiumicino, porque:
  1. Para lá só voam companhias aéreas de baixo custo, por isso, é mais provável que consiga melhores tarifas de voos, sobretudo no caso de só viajar com bagagem de mão.
  2. Dista apenas 15 km do centro de Roma, enquanto que o aeroporto de Fiumicino encontra-se a 26 km do centro de Roma.

Do meu ponto de vista, a única vantagem de Fiumicino face a Ciampino é o facto de este ser o principal aeroporto internacional de Itália partindo daí a maior parte dos voos internacionais de Itália para o resto do Mundo, este facto pode ser especialmente importante quando se usa Roma como escala para um voo internacional, sobretudo de longo curso.
Para Fiumicino voam as companhias aéreas de bandeira, nomeadamente a TAP e a Alitalia, mas também algumas companhias aéreas de baixo custo.





Há estudos que revelam que um dos principais erros estratégicos da Alitalia foi ter optado por voar de/para Fiumicino quando foi projectado um segundo aeroporto para servir a cidade de Roma, e com esta terem seguido todas as companhias de bandeira, tendo ficado o aeroporto de Ciampino com infraestruturas mais desactualizadas à mercê das companhias aéreas low cost que têm tirado um enorme partido do factor proximidade.


Se em Lisboa algum dia se avançar com a construção de um segundo aeroporto para servir a cidade espero que não se caia no mesmo erro de Roma, e que a TAP tenha visão e capacidade negocial para continuar a voar de/para o aeroporto da Portela arredando para o novo aeroporto, mais distante do centro de Lisboa, as companhias aéreas low cost e eventualmente outras companhias de bandeira.


Boa viagem/escolha de aeroporto. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário